sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eclipse de bocas


Como grande parte dos jovens ao redor do mundo, eu fui mordido pela febre vampiresca. Não só pela Saga Crepúsculo, devo dizer, pois o tema é muito mais abrangente que romances eternos e o antagonismo entre vampiros e lobisomens.
De qualquer forma, o que eu queria falar se refere ao último filme da série de filmes mais falada dos últimos três anos. Gostaria de apontar as cenas que achei mais impressionantes e o que deixou a desejar, além do que me irritou.
Primeiro, vamos ao trocadilho do título. Caros leitores, se já viram o filme, podem confirmar, aquilo era um romance ou uma barraca de beijos? Sinceramente, me senti numa quermesse sem caipiras e sim aspirantes a vampiros (cough, Bryce Dallas Howard, cough). Todos no filme se beijaram, com exceção de Jacob e Edward, não por falta de vontade (vide cena da barraca no topo da montanha). Eu contei: foram em média 1 beijo a cada 12 minutos, p/ um filme de pouco mais de duas horas não é pouco. OK, eu estou sem namorada, então tive inveja, porém tudo tem limite.
Uma segunda observação que tenho que fazer é sobre a melhora na atuação dos atores. Taylor Lautner não conta como ator, então não incluam ele no meu ponto de vista, por favor. Enfim, gostaria de dar meus parabéns surdos a Jackson Rathbone (Jasper), Ashley Greene (Alice), Daniel Cudmore (Felix) e o novato no elenco, Xavier Samuel (Riley). Eu senti a indecisão do Riley quando ele teve que escolher entre o persuasivo leitor de mentes Edward e a femme fatale Victoria (que poderia ser mais femme que fatale se fosse interpretada por Rachele Lefèvre). Claro, não vou falar da atuação de Billy Burke, que nasceu para fazer o Charlie, assim como a Kristen, que não é uma boa atriz, convenhamos, mas é uma Bella por natureza. É, o Robert manteve a atuação de Lua Nova sem tirar a camisa (*palmas*) e está crescendo como ator.
O terceiro e último ponto é, sem dúvida, a fidelidade ao livro. Não foi fiel, simplesmente não foi. Contudo, manteve, mesmo que brevemente, os trechos que mais gostei do livro: as histórias de Jasper e Rosalie. Destaque para a cena com flashback para a história dos Quileutes, que apesar de não contar a origem dos lobisomens da tribo, foi muito bem feita e cheia de tensão, que muito fez falta ao filme. Ah, só posso esperar que nos extras do DVD/Blu-ray aparece cenas excluídas com uma possível reconstituição da história de como os guerreiros espíritos se tornaram lobos.
Por fim, mes amis, vou relatar minha reação ao fade out final do filme: não perdi desperdicei meu dinheiro! Esse foi meu primeiro pensamento. Graças a Deus não teve uma garota gritando, não houve grandes alterações, no lugar de omissões, e o diretor captou o âmago do livro: o dilema.

Assistam o trailer aqui.

Que venha Amanhecer!
Vamos esperar que mostrem bem a lua-de-mel deles, no2!

4 comentários:

  1. Caralho, ainda bem que não gosto desse tipo de vampiro, que brilha, é branquelo e intocável rs
    Gostei do seu texto.. Apesar de preferir tanto o livro quanto e série TVD.

    Beijos
    (Vandinha aqui)

    ResponderExcluir
  2. AUSHUASHUASHAUHSUASHUAH caralho, mt bom seu post seth

    ResponderExcluir
  3. Fala sério.. dhsuahd
    Deu até vontade de assistir o filme :P
    Boa sorte com o blog x) Contem com meus comentários medíocres em todos os posts ;x hueh

    Bjs, Maggie

    ResponderExcluir